Contato: (11) 3034-5004

O que fazer para conseguir empréstimo empresarial

Por Marcus Vinicius Rocha

Em algum momento de sua vida empresarial todo gestor precisou reforçar o caixa da empresa. Há muitas razões para isso, principalmente quando é preciso custear algum investimento. A melhor solução sempre será a utilização de recursos da própria empresa através do planejamento financeiro, para que o montante necessário seja levantado ao longo do tempo. Mas quando a necessidade do capital é imediata, contratar um empréstimo pode trazer alívio ao caixa da empresa.

Antes de buscar um empréstimo é preciso fazer um planejamento financeiro minucioso para verificar se o seu negócio é capaz de suportar a despesa adicional. Isso porque é necessário levar em consideração despesas adicionais, como pagamento de juros. Dessa forma, a contratação de empréstimo só deve ser feita quando realmente for necessário para empresa. Há diversas razões para que gestores levem a alternativa em consideração, principalmente para que a empresa não fique no vermelho e consiga manter sua atividade.

Tenha clareza sobre a finalidade e o valor do financiamento. Na hora de solicitar o empréstimo, o gestor vai encontrar linhas de crédito específicas para o segmento em que a empresa atua ou para finalidade de uso do recurso. Também é muito importante pesquisar qual instituição financeira opera com essas linhas e quais oferecem melhores condições para a quitação do financiamento.

É preciso estar atento aos fatores de restrição à concessão do financiamento, como situação legal da empresa, capital próprio, garantias oferecidas, etc. Para convencer a instituição financeira que o seu projeto é financeiramente viável é preciso apresentar um plano de negócios. O ideal é que a sua empresa possua esse documento, no entanto, a instituição financeira pode solicitar que o projeto seja realizado dentro de sua própria ferramenta.

Com a documentação pronta e alinhada às exigências da instituição financeira é preciso aguardar a análise do projeto para a liberação ou restrição do crédito. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) orienta os gestores que, ao solicitar crédito em instituições financeiras:

  • ☑ Priorize financiar máquinas e equipamentos, preservando recursos próprios para capital de giro. Nas linhas de financiamento para investimentos fixos, os limites são maiores, os custos são menores, os prazos de pagamento também são maiores e as garantias são facilitadas.
  • ☑ Um bom histórico de relacionamento com a instituição financeira influencia positivamente. Procure entrar em contato com a instituição onde você já é cliente e avalie as condições oferecidas. Mas não deixe de pesquisar outras opções com melhores condições.
  • ☑ A instituição quer correr o mínimo de risco possível. Por isso, é fundamental elaborar um estudo com a análise de mercado, produto, operação e finanças, mostrando a viabilidade do projeto e a sua capacidade de pagamento.

Conheça o Refinanciamento de Veículos

Seu negócio está demandando uma quantia maior de dinheiro e você gostaria de contar com um dos produtos financeiros com melhor custo-benefício do mercado?

Use o refinanciamento de veículo* para ter dinheiro em mãos sem se desfazer do seu bem!

Entre as principais vantagens:

  • ☑ Taxas e juros menores;
  • ☑ Adequação das prestações ao seu orçamento;
  • ☑ Liberado até 80% do valor do veículo com até 48 meses para pagamento.

Clique aqui para acessar os nossos produtos e serviços e solicitar o seu.

---

Sobre o autor: Marcus Vinicius Rocha é jornalista da HyTrade, formado pela Faculdade Estácio de Sá. Radialista formado pelo Centro Técnico Vasco Coutinho. Fotógrafo, Produtor Audiovisual e escritor especializado em comunicação empresarial.

Referências: Sebrae, Jornal Contábil